top of page

Textos que vendem

  • Foto do escritor: juniorreggiani
    juniorreggiani
  • 12 de ago. de 2022
  • 3 min de leitura



Para escrever copys convincentes, é necessário conhecer as técnicas que realmente funcionam e saber como usá-las. É preciso se destacar da concorrência, já que os velhos chavões como “clique aqui” ou “ligue já”, usados sem um contexto convincente, não conseguem mais alcançar os resultados esperados.


O Copywriter – aquele profissional que se especializa nesse tipo de texto – também precisa se atentar às pesquisas sobre a empresa e o produto e/ou serviço que vai ser abordado no texto. Conhecer a persona, as dores dela e qual a melhor forma de atendê-la é outra ação de extrema importância. Uma dica é ficar sempre de olho nos comentários de redes sociais, respostas de e-mails ou em pesquisas de opinião, por exemplo, para encontrar a melhor linguagem e descobrir como conversar e ajudar o consumidor.


1- Crie títulos atraentes

Essa é a regra preliminar – e também o primeiro contato que o leitor terá com o seu texto – para uma copy certeira. É preciso chamar a atenção pelo título e despertar a curiosidade deste cliente em potencial. O uso de números no começo do título é uma ótima forma de atração. Eles geram interesse e organizam os pensamentos, então, abuse das listas – assim como fizemos neste artigo 😉.


Outro tipo de título que sempre funciona para as copys são as perguntas feitas diretamente para o leitor, de modo a criar um diálogo direto com ele, como “Você sabe como escrever textos que vendem?”.


2- Use os verbos de ação

Os verbos de ação são os principais condutores dos usuários na internet. São eles que definem as estratégias para conversão e, consequentemente, levam aos resultados. Pense em uma página de captação de leads que distribui ebooks educativos, por exemplo. Para que o leitor tenha acesso a esse material, ele precisa disponibilizar os seus dados. Aqui, o texto precisa indicar a ação que a pessoa precisa tomar, como: “Quer saber os segredos dos textos que vendem? Então, faça o download agora mesmo”.


3- Abuse dos gatilhos mentais

Como comentamos no tópico anterior, para se ter uma boa copy, é muito importante usar os verbos de ação. Mas quando eles contam com gatilhos mentais, tendem a ser ainda mais poderosos. Você pode se basear nos princípios psicológicos que citamos anteriormente e desenvolver gatilhos certeiros.

  • “Corra, é somente até amanhã” = sinal de escassez e urgência;

  • “Eu sei que você precisa vender, mas…” = sinal de afeição/afinidade;

  • “Faça o seu cadastro e ganhe acesso ao ebook” = sinal de reciprocidade.


4- Apresente números e pesquisas

As pessoas têm a tendência de confiar mais em conteúdos que demonstrem um fato com pesquisas, números e estudos. Por isso, vale a pena encontrar boas referências para usar no seu texto. Por exemplo:


“De acordo com a pesquisa Content Trends, da Rock Content, os conteúdos que contam com marketing de conteúdo têm, em média, 1,3 vezes mais visitas no site e conseguem gerar 1,4 vezes mais leads.”


Viu como o texto acima traz mais credibilidade?


5- Conte histórias

O storytelling é uma técnica muito eficaz para o Copywriting. A partir de histórias que a empresa conta, os clientes, que estão no momento da decisão de compra, podem se identificar com medos, angústias, conquistas e desafios e, então, encontrar a solução que precisam.


Trabalhe com profissionalismo

Conhecimentos aprofundados e específicos são fundamentais na hora de criar textos que vendem. Mas, sabemos que escrever não é uma tarefa tão simples como parece, ainda mais quando a intenção é realizar conversões. Por isso, contar com profissionais que poderão auxiliar neste momento pode fazer muita diferença na estratégia de vendas.


Fonte: Bring

 
 
 

Comments


tom regis redator publicitário copywriter atendimento whatsapp.png
bottom of page