top of page

Afinal, o que é copy?

  • Foto do escritor: juniorreggiani
    juniorreggiani
  • 12 de ago. de 2022
  • 2 min de leitura



Copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo focada em convencer o leitor a realizar uma ação específica.


O copywriter deve escrever o “copy” (texto) pensando em seu caráter persuasivo, utilizando gatilhos para despertar interesse no leitor, com objetivo de gerar conversões e vendas.

Mas engana-se quem pensa que esse conceito é uma novidade.


O surgimento do Copywriting

Não, o Copywriting não é um termo novo. A palavra copy foi definida pela primeira vez em 1828 por Noah Webster e, ao contrário da sua transposição literal — “cópia”, o termo remetia a “algo original que deve ser imitado na escrita e na impressão”.


Essa definição caiu em desuso na literatura, mas permaneceu entre jornalistas e impressores que, em meados de 1870, passaram a definir o copywriter como o profissional que escreve anúncios, para diferenciar essa atividade do tradicional redator de notícias.


Os copywriters do século XX, portanto, nada mais eram do que redatores publicitários, e o trabalho desses profissionais ajudou várias marcas a conquistar fama e milhões de dólares na época.


Entretanto, com a popularização da internet e a ascensão do Marketing Digital, o Copywriting foi reformulado e passou a se distanciar cada vez mais da publicidade.


A diferença entre Copywriting e redação publicitária

Paul Hollingshead, um dos fundadores da AWAI, uma das maiores associações de copywriters e redatores do mundo, diferencia as duas áreas da seguinte forma:

“O Copywriting traz um forte CTA, ou seja, uma forte chamada para ação, enquanto a redação publicitária trata-se de um ‘anúncio de venda suave’.”


De um ponto de vista mais prático, o Copywriting é mais apropriado para estratégias de atração, como o Inbound Marketing, por exemplo, nas quais o processo de venda se estende em um longo processo persuasivo. Já a escrita publicitária permanece como um instrumento voltado para vendas diretas.


Isso não significa que os dois campos sejam perfeitamente distintos. O Copywriting “nasceu” da redação publicitária e boa parte das suas ferramentas foram incorporadas por publicitários renomados do passado.


Os dois tipos de escrita, portanto, são complementares e suas abordagens estão sempre se misturando.


O principal objetivo do Copywriting

Se o CTA é um dos principais elementos de uma copy, isso significa que ao longo de toda a jornada do cliente será necessário que o leitor tome alguma atitude como assinar uma newsletter, fazer o download de um material rico ou apenas continuar no blog e ler outro post, de acordo com a estratégia que foi estabelecida.


É a partir dessa técnica que o copywriter é capaz de convencer e cativar a atenção do visitante de um site ou blog e fazer com que ele siga as instruções que são dadas.


Esse profissional educa e capacita a persona sobre determinado produto ou serviço para deixar claro que seu produto é a melhor solução para suas demandas.


Isso é feito por meio da produção de materiais ricos e de qualidade como posts, infográficos, e-books, whitepapers, webinars e assim por diante.


Fonte: Rock Content

 
 
 

Comments


tom regis redator publicitário copywriter atendimento whatsapp.png
bottom of page